segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Perfil profissional do PM



CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Sabemos que a modernização, a educação e os recursos humanos conformam os pilares fundamentais de toda organização para assumir as situações cada vez mais complexas da sociedade. As mudanças científicas e tecnológicas são constantes nesta sociedade afetando as pessoas, sua cultura e o seu meio natural e social.
Na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte os lineamentos que emanam do Comando-Geral são que seus integrantes devem receber uma educação que lhe permitam assimilar e manejar a situação mutante que se produz na atual sociedade.
Estes conceitos são entregues no marco da educação permanente, propiciando a garantia da carreira profissional através das modalidades educativas de Formação, Aperfeiçoamento, Especialização e Capacitação. Cada uma destas fases se baseia no desenvolvimento axiológico, ético e intelectual buscando o logro das competências pessoais e profissionais de quem participa no processo educativo Institucional.
A Formação e o Aperfeiçoamento se plasmam considerando os objetivos, as necessidades e os requerimentos Institucionais, sendo organizados e implementados pelo Plano Geral de Ensino – PGE e pelas Normas de Planejamento e Conduta de Ensino – NPCE., através dos variados cursos que se oferecem na Instituição como também em Corporações nacionais e estrangeiras.
A Especialização e a Capacitação permanente que se entrega na Corporação permite ao Militar, o seu  melhoramento qualitativo da função policial; a atualização no conhecimento de novas técnicas; o desenvolvimento de novas habilidades; o aprofundamento e renovação  do conhecimento na área policial e social.
Toda Instituição necessita se adaptar as mudanças que apresenta a sociedade. A Policia Militar do Estado do Rio Grande assume que a adaptação e incorporação a este processo de mudanças permanentes, se logra fundamentalmente através da educação de seus recursos humanos. A vivência de uma aprendizagem baseada na educação sistemática e orientada para os fins institucionais, permite o crescimento pessoal e profissional dos que fazem parte da organização. Esta estratégia educativa tem permitido uma eficiência e eficácia da atividade policial reconhecida por toda comunidade potiguar.
O elemento humano é o recurso que a Polícia Militar possui para cumprir a importante missão que lhe determina a Constituição e suas Leis. Desta forma se desprende a necessidade de formar e capacitar de acordo com as necessidades próprias da Corporação e as exigências de uma sociedade em constante mudança.
A formação do profissional de segurança pública se realiza integralmente na base do ensino que se lhe entrega por meio de matérias jurídicas, técnico-profissionais, culturais e normas regulamentares, e ainda mais de princípios e valores que permitirá desempenhar com eficiência a função policial.
O MILITAR NA PARTE PESSOAL
Deve possuir uma escala de valores sólida que o oriente adequadamente tanto na formação pessoal como no exercício de suas atividades; estabilidade e controle de suas emoções; espírito de aceitação à critica dos demais e da autocrítica; capacidade adequada para estabelecer relações interpessoais positivas; e capacidade de liderar no nível que lhe corresponda.
COMPETÊNCIA TÉCNICO PROFISSIONAL
Deve conhecer os propósitos e objetivos da Corporação como organismo fundamental do poder público, para a manutenção da ordem e da segurança pública; ajustar sua conduta profissional de acordo com as normas e princípios disciplinares e de doutrina Institucional. Ainda mais, de conhecer as normas legais relativas a tipificação dos delitos, sua aplicação processual, sendo de suma importância conhecer as principais leis, infrações e seu correspondente procedimento policial.
COMPETÊNCIA NA ÁREA LEGAL
Deve conhecer os princípios e valores fundamentais que protege e consagra os Direitos da Pessoa Humana; as disposições da lei penal; as normas legais de fiscalização das vias de trânsito e no comportamento das pessoas; interpretar perfeitamente o conceito de lei, sua qualificação e os efeitos que produzem.
 COMPETÊNCIA NA ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL
Deve manifestar uma conduta profissional de acordo com os postulados e princípios da doutrina Institucional; as origens históricas da função policial; a importância da linguagem e da comunicação; conhecer e compreender o comportamento humano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Segurança Cidadã se transformou num tema de estudo e análises por parte de diferentes organismos oficiais, requerendo de maneira constante a presença de nossos conhecimentos profissionais. O alto nível de desempenho alcançado pelos que concluem cursos na Corporação, proporciona a integração de equipes de trabalho multidisciplinares. Fazendo com que a presença de Profissionais de Segurança Pública de todo país, bem como de outras categorias profissionais, que realizam diversos cursos e estágios em nossa Polícia Militar, assimilem a doutrina e os ensinamentos, projetando-nos a nível nacional, o que permite realizar um intercâmbio de experiências, conhecimentos e sistemas. Da mesma forma que os nossos Militares que realizam cursos em outras Instituições nacionais e estrangeiras contribuem sobremaneira para  aumentar a qualificação técnico profissional dos integrantes da PMRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário