quarta-feira, 13 de junho de 2012

HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA - PARTE - I


                                         O ESTADO JUDEU

Uma incursão aos tempos Antigos nos leva ao patriarca Abraão que, partindo da cidade deUr, na Caldeia , chega à Terra Prometida. É o primeiro momento dos judeus em Canaã.
JOSÉ E SEUS IRMÃOS
A menção mais antiga de “espionagem” no Velho Testamento aparece na História de José (Gênesis 42:6-17). Depois de vendido como escravo pelos irmãos a mercadores ismaelitas, José, filho de Jacó, ascendeu a uma posição de destaque no Governo egípcio – uma espécie de ministro, responsável pelo abastecimento do país em época de escassez de comida.
A fome atingiu também a Palestina e o velho Jacó enviou seus outros filhos ao Egito na busca víveres. Eles chegaram ao país do Nilo e foram imediatamente levados à presença do ministro. José os reconheceu, mas fingiu o contrário com grande esforço. Eles não desconfiaram estar diante do irmão. Queriam comprar víveres. José disse não acreditar e os acusou de terem vindo ao Egito para a “prática da espionagem“. “Vocês são espiões e vieram para conhecer os pontos fracos do país”. Evidentemente, o ministro precisava conhecer bem esta atividade para fazer tal acusação. Os irmãos, apavorados, negam, pois sabiam que a espionagem era punida severamente. Entretanto, ele abraça os irmãos e manda buscar o velho pai.
Jacó traz o povo ao Egito sob a proteção José, então um dos mais influentes ministros da Corte. Todos são bem tratados e vivem livres em uma faixa de terra doada pelo Faraó. O tempo passa, proteção acaba e o povo é escravizado.
Tempos depois, vendo o sofrimento dos Filhos de Abraão, Deus envia Moisés para libertá-los e conduzi-los de volta à Terra Prometida.
Texto extraído do Livro  Sistema de Inteligência de Israel do Professor Raimundo Teixeira de Araújo, que foi meu Professor na ESG/RJ.

FONTE: CMTGERALPMRN.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário