quarta-feira, 13 de junho de 2012

HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA - PARTE - II



OPERAÇÃO MOISÉS
As origens remotas de um serviço de espionagem estão no Antigo Testamento. O texto confere a essa organização uma inesperada nobreza de origem. Com efeito, noCapítulo XIII, do Livro Números, do Pentateuco, encontramos nada menos do que uma ordem de DEUS a Moisés.  Depois de libertar os hebreus do Cativeiro egípcio, Moisés os conduz à Terra Prometida sob o manto protetor de Javé.  Transpõe o Mar Vermelho que se abre para dar passagem a todos, e penetra profundamente no Deserto do Sinai, quando então é perturbado pela “necessidade de conhecer”. O que nos espera em Canaã?- pergunta a si mesmo. Estava completamente dominado pela dúvida, quando ouviu a voz do Senhor:
“ENVIA HOMENS QUE ESPIEM A TERRA DE CANAÃ, QUE HEI DE DAR AOS FILHOS DE ISRAEL. E DE CADA TRIBO ENVIA UM HOMEM, E QUE SEJA ESTE UM PRÍNCIPE ENTRE ELES”.
Javé sabia que não adiantava mandar qualquer um; precisava ser o melhor: aquele com capacidade para ir, ver e ouvir; depois voltar e relatar tudo o que viu e ouviu com precisão e sem distorções.
Os israelitas estavam divididos em 12 tribos ou grupos de famílias; cada tribo com seus próprios líderes e hierarquia. A sociedade era predominantemente patriarcal, e o líder de cada tribo agia como um ditador benevolente, posicionando-se no topo do grupo. Tinha também responsabilidade administrativa, comando militar, orientação social; cuidava de assuntos econômicos e exercia liderança religiosa. Moisés era o líder global e porta-voz de todas as tribos, mas com poder limitado, pois precisava ser referendado pelo consenso dos chefes e das pessoas das tribos. Assim, sua autoridade não era absoluta e a sociedade tribal poderia rejeitá-la.
Sem perder tempo, Moisés adotou providências, reunindo os principais de cada tribo e passando-lhes a primeira “Ordem de Busca” da História:
“SUBI A MONTANHA E VEDE QUE TERRA É E 0 POVO QUE NELA HABITA. SE É FORTE OU FRACO, SE É MUITO OU POUCO. E QUAIS SÃO AS CIDADES EM QUEHABITA, SE EM ARRAIAIS OU EM FORTALEZAS. E QUAL É A TERRA, SE É GROSSA OU MAGRA”.
Moisés queria saber se de Canaã fluía leite e mel. Os espiões deveriam regressar trazendo amostras dos frutos da terra.
Eles partiram e passaram 40 dias e 40 noites em Canaã, buscando, como foram instruídos, dados sobre as cidades e suas populações.
De volta, relataram o que viram e ouviram a Moisés e ao povo reunido. Cada um produziu o seu próprio relatório, com dados sobre as cidades e suas populações, e o fato de que na zona rural fluía realmente leite e mel.
Dez dos espiões, porém, contaram que as pessoas eram fisicamente tão grandes e bem organizadas socialmente que, se uma invasão fosse tentada, os israelitas seriam vencidos e destruídos. Também defenderam o apedrejamento de Caleb e Josué, dois espiões favoráveis à invasão.
O povo ficou em pânico com medo dos gigantes de Canaã, iniciando um movimento contra Moisés, então preocupado com essa desconfiança na sua capacidade de liderança e, principalmente, pela perda da fé em Deus, depois estarem livres do Cativeiro Egípcio e de testemunharem a força de Deus na travessia do Mar Vermelho.
Diante da ira de Deus, Moisés ficou do lado do povo e intercedeu por ele. Mas Javé, depois de ouvi-lo, decidiu castigá-los, condenando-os a permaneceram no deserto,um ano para cada dia de espionagem; portanto, 40 anos – pelos 40 dias. Além disso, todas as pessoas acima de 20 anos não entrariam em Canaã. As únicas exceções seriam os espiões Josué e Caleb, que mantiveram sua fé no poder deJavé. O próprio Moisés foi avisado que não entraria na Terra Prometida.
Assim, a primeira operação de espionagem narrada na Bíblia Sagrada, com tudo para dar certo, tropeçou em seus próprios erros e foi engolida pelas areias do deserto, transformando-se em fracasso total, com desastrosas conseqüências para as populações das tribos.
Texto extraído do Livro  Sistema de Inteligência de Israel do Professor Raimundo Teixeira de Araújo, que foi meu Professor na ESG/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário